Por que aparecer na pesquisa do google?

É um fato indiscutível que as Ferramentas do Google são os principais mecanismos utilizados na Internet da atualidade. Todos os dias, pessoas de todo o mundo vão ao famoso Google. com o intuito de encontrar dicas, estratégias, informações, produtos, serviços entre outros. Por isso é importantíssimo aparecer na pesquisa do Google, esta é a maior vitrine da internet atualmente.

 

Disponibilizar seu site em mecanismos de busca pode tornar sua marca mais competitiva na arena digital da empresa. Empresas de todos os portes e segmentos de mercado perceberam a importância de conquistar a presença digital para influenciar públicos em diferentes plataformas online, ao invés de criar campanhas de marketing que afetam apenas outdoors, jornais, revistas, anúncios de rádio e TV.

 

Por isso, neste artigo, vamos explicar para você como e o porquê de uma empresa aparecer no Google  e apresentar estratégias para tornar sua marca mais competitiva e ganhar novas possibilidades no mundo digital.

Baixe nosso ebook gratuito:

Sem tempo para ler agora? Faça o download do eBook com tudo oque precisa saber para sua empresa aparecer no google:

Aparecer na pesquisa do Google: como funciona?

 

Provavelmente, ao entrar neste artigo, você só quer saber como fazer o seu site aparecer na pesquisa do Google quando alguém fizer uma pesquisa, certo? Este é resultado de uma série de quesitos que o Google avalia para mostrar um site em na página principal. Em outras palavras, só os melhores resultados alcançam a primeira página do Google.

 

Por exemplo, pode aparecer no Google por meio de um perfil do Instagram, um vídeo com a marca de sua empresa no YouTube, ou até mesmo o próprio vídeo postado em uma plataforma de vídeo ou até mesmo por meio do Google Meu Negócio.

 

Todos esses métodos são importantes em seus respectivos métodos. Por exemplo, ter um perfil bem classificado no Instagram pode gerar autoridade na Internet porque sua empresa sempre terá novos seguidores.

 

 

Os vídeos do YouTube também podem ser usados ​​para gerar autoridade, mas também podem gerar tráfego para canais ou mesmo sites.

 

Além de criar autoridade, o “Google Meu Negócio” também constrói um espaço real que contém informações precisas sobre sua empresa, que serão úteis para seu público.

 

Portanto, neste artigo focamos em explicar como fazer o site da sua empresa aparecer na pesquisa do Google, quando alguém o pesquisar, e até mesmo em assuntos relacionados à sua empresa como serviços e produtos que você fornece.

 

 

Qual a importância de aparecer na pesquisa do Google?

De acordo com a pesquisa Internet Live Stats, estima-se que 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os dias.

 

Ou seja, as pessoas estão sempre em busca de soluções para problemas, inclusive aqueles que podem ser sanados com as soluções fornecidas pela sua empresa.

 

Alguns dizem “quero aparecer no Google”, no entanto, apenas aparecer na pesquisa do Google não é suficiente. Estar na posição mais alta é importante porque eles geram mais visitantes. 

 

Bem, pense em quando você vai para a página 10 do Google para encontrar a resposta. Bem, não há necessidade de ir tão longe, o número de visitas na segunda página já é muito inferior ao da primeira página do Google.

 

Isso ocorre porque o Google usa dados para determinar quais sites são melhores para ajudar as pessoas, identificando assim os melhores resultados para a pesquisa feita pelo usuário.

 

 

Quando dois amigos pedem uma recomendação da empresa para a qual você trabalha, a ideia é semelhante, mas o RH só aceita recomendações. Logicamente, você vai apontar quem avalia que você é mais apto para o cargo, certo? Caso contrário, o referenciador pode ser prejudicial à sua empresa. Aparecer na pesquisa do Google funciona assim também.

 

Não basta apenas aparecer em uma determinada posição no Google, é preciso lutar pelo primeiro lugar na busca.

 

Portanto, é importante aparecer no Google porque seus concorrentes provavelmente já estão lá.

 

 

 

 

Utilize o google search console

Entre as várias ferramentas do Google, o Search Console é essencial para que os mecanismos de pesquisa encontrem seu site.

 

A primeira etapa é determinar se o seu site está no índice do Google. Para fazer isso, vá a um mecanismo de pesquisa e insira um link para o seu site. 

 

Caso já tenha feito isso, você pode pular esta etapa e passar para o próximo tópico. Se não aparecer, você precisa se registrar manualmente por meio do link de registro do Google Search Console e aguardar a verificação.

 

O ideal é ter o apoio de um desenvolvedor para que ele configure a ferramenta.

 

 

Utilize SEO para aparecer na pesquisa do Google

Se o seu site já está estabelecido e aparece no Google, mas é difícil se classificar na primeira posição, você precisa implementar técnicas de SEO.

 

Bem, SEO é a abreviatura de otimização de mecanismos de pesquisa. Por exemplo, ele é o principal responsável por informar ao Google se o seu site deve estar na primeira posição da pesquisa ou na página 10.

 

Nem todas as práticas de SEO são conhecidas, porque o Google nunca as publicou. No entanto, estima-se que existam mais de 200, alguns dos quais mais ponderados do que outros no momento da avaliação, e alguns foram determinados.

 

Para explicar, um exemplo de prática de SEO é o “tempo da página”. Em outras palavras, mede quanto tempo os visitantes do seu site passam nele. Dessa forma, se o seu site retém um grande número de visitantes e eles passam muito tempo nele, a ferramenta entenderá que o conteúdo do seu site é interessante e lhe dará uma “classificação” mais elevada do que o site do concorrente o que fará sua empresa aparecer na pesquisa do Google.

 

Portanto, as práticas de SEO se concentram principalmente nas práticas que podem medir a melhor experiência do usuário em um site e classificar os melhores sites que fornecem uma boa experiência. Sendo assim, é importante desenvolver seu site com o objetivo de atrair e reter clientes de forma estratégica.

 

 

Conheça algumas das práticas de SEO para aparecer no Google:

 

1- Site responsivo

Os sites responsivos são aqueles que podem ser adaptados a telas diferentes da mesma forma, seja em um computador, celular ou tablet.

 

O Google prioriza esse tipo de plataforma porque seu objetivo é fornecer a melhor experiência ao cliente. Portanto, se os usuários entram no site em plataformas diferentes e podem desfrutar da mesma experiência, o Google considera este um ponto positivo para fazer um site aparecer primeiro no Google.

 

Isso ocorre porque diferentes telas requerem cuidados especiais. Se o usuário de celular vir o site da mesma forma ao acessar o computador, é provável que as letras sejam muito pequenas, o que, por exemplo, dificulta a experiência do usuário.

 

 

2- Palavras-chave

No SEO as palavras-chave são como códigos de acesso que levarão tráfego ao seu site. Isso porque eles são a base para orientar toda a estrutura do seu site e incluir as postagens do seu blog.

 

Se você não entende, palavras-chave são termos que as pessoas inserem diretamente no Google quando procuram algo. Se quiser competir em determinados tópicos, você precisa aplicar estas palavras-chaves em seu site para aparecer na pesquisa do Google para o termo em questão.

 

Suponha que sua empresa seja da indústria e atue no ramo de embalagens. Você precisa aplicar o marketing industrial e trabalhar no google com algumas palavras como, por exemplo:

 

  • Embalagens
  • Embalagens sob medida
  • Embalagens em sp (ou sua região)

 

Dessa forma, sempre que alguém entrar nesses tópicos, o site da sua empresa será mostrado aos usuários como sugestões. Quanto melhores forem as análises do site da sua empresa sobre o assunto, maiores serão as chances de ela competir pela posição mais alta.

 

 

3- Link building

A rede de links estabelecida pelo site também é muito importante para sua classificação. Portanto, é muito importante ter um conteúdo que aponte para outras estruturas dentro do seu site, e construir uma lógica real para guiá-lo para que o tempo de navegação dos usuários seja uma experiência agradável.

 

Além disso, apontar para sites externos também pode ajudar na otimização de mecanismos de busca, pois o pequeno robô do Google sabe que seu site se preocupa com a experiência do usuário a ponto de se referir a outros sites.

 

No entanto, o tipo de link mais necessário é um backlink, quando um site externo aponta para o seu site. Isso ocorre porque o Google leu que seu conteúdo foi citado por outras marcas.

 

4- Velocidade do site

De acordo com um estudo do Aberdeen Group, a cada segundo do seu site quando uma página carrega, 11% das pessoas perdem o interesse e podem fechar a página ou retornar ao conteúdo anterior.

 

Portanto, a prática de SEO é construir um site leve com o menor tempo de carregamento de página possível. Idealmente, o tempo máximo de carregamento no site é de no máximo 2 segundos para evitar perda de tráfego.

 

 

5- Imagens e vídeos

Seguindo as outras quatro práticas de SEO, você já pode entender que usar conteúdo relevante para o seu público é um pré-requisito para uma boa classificação, certo?

 

Portanto, ao analisar seu site e páginas relacionadas (como blogs), o Google irá considerar o uso de imagens e vídeos que podem agregar mais valor ao seu conteúdo.

 

Estas e outras práticas de SEO fazem parte do Marketing Digital, que é essencial para alavancar seus negócios e alcançar mais resultados na internet.

 

Conte com uma agência de SEO para aparecer nas pesquisas do Google

Aparecer na pesquisa do Google é um trabalho complexo que envolve análises e aplicações de técnicas para otimizar seu site perante o mecanismo. Este trabalho demanda tempo e esforço e se não for feito de forma correta o resultado de não alcançar as primeiras posições do Google pode ser frustrante.

Conte com especialista para fazer seu site aparecer em primeiro lugar no google e alcançar mais resultados para seu negócio.

Na Pluswebb contamos com uma equipe de engenheiros e analistas que dominam as técnicas de SEO mais avançadas do mercado para fazer seu site chegar na primeira página do google, o que fará suas vendas aumentarem substancialmente. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *