Quero aparecer no Google: O que fazer?

SEO ou search engine optimization envolve a coleta de recursos que o Google valoriza para fazer seu site se destacar nos resultados. Se você é uma das pessoas que diz “quero aparecer no Google” este é um trabalho onde você pode obter a posição mais elevada sem pagar nenhuma taxa!

Considerando que quase ninguém visita os resultados abaixo ou além da primeira página, tal estratégia é inestimável para o seu negócio. O resultado de aparecer em primeiro lugar no Google pode trazer uma aumento de até 184% em suas vendas.

Baixe nosso ebook gratuito:

Sem tempo para ler agora? Faça o download do eBook com tudo oque precisa saber para sua empresa aparecer no google:

Quero aparecer no Google: É necessário fazer SEO?

SEO ou search engine optimization envolve a coleta de recursos que o Google valoriza para fazer seu site se destacar nos resultados. Se você é uma das pessoas que diz “quero aparecer no Google” este é um trabalho onde você pode obter a posição mais elevada sem pagar nenhuma taxa!

Suponha que o Google considere um conjunto específico de regras ao classificar as respostas de seus usuários, o que torna o trabalho mais fácil. SEO é uma estratégia para aplicar esses padrões ao seu site, permitindo que o Google faça seu trabalho de forma mais eficaz fazendo sua empresa aparecer no Google.

Ou seja, ao classificar o conteúdo, o Google não leva em consideração o autor do texto ou o porte da empresa em questão. Ele usou suas regras, quem quer que as cumpra aparecerá na frente dos outros.

Ao aplicar estratégias de SEO ao seu site, você usará palavras-chave, links amigáveis ​​e outras medidas para se preparar para bons resultados na pesquisa orgânica – esses resultados são apresentados naturalmente aos usuários da Internet, e a empresa não paga nada por isso.

Considerando que quase ninguém visita os resultados abaixo ou além da primeira página, tal estratégia é inestimável para o seu negócio. O resultado de aparecer em primeiro lugar no Google pode trazer uma aumento de até 184% em suas vendas.

 

Quero aparecer no Google: preciso investir na produção de bons conteúdos?

Uma coisa a que o Google dá grande importância é o conteúdo. Sites com informações de alta qualidade manterão os visitantes por mais tempo, e os mecanismos de pesquisa prestarão muita atenção a isso ao avaliar a reputação do domínio. Se o texto que você fizer for realmente interessante para o público e protegido por direitos autorais, sua classificação nos resultados será melhor.

No entanto, se os consumidores entrarem no site e saírem, isso fará com que o endereço tenha um desempenho pior na pesquisa. Portanto, preste atenção às palavras-chave que nada têm a ver com o conteúdo da página e não copie texto de outros sites!

Quero aparecer no Google: Tenho que fazer links patrocinados?

O Google Ads é o serviço de link patrocinado de mecanismo de pesquisa mais comumente usado no mundo. Investir nisso pode fazer com que o site da sua empresa apareça na primeira página de resultados de forma rápida e fácil, mas tem um preço. Para quem diz “Quero aparecer no Google” a alternativa mais rápida é o Google Adwords, porém a cobrança é feita através dos cliques que seu site recebe, está estratégia no Marketing Digital pode ser cara dependendo do volume que você queira atingir.

Além disso, existem outras vantagens em investir nesta ferramenta, como a possibilidade de segmentação por palavras-chave, ou seja, ao escolher as palavras-chave certas, vai atrair um público verdadeiramente importante!

O serviço não é caro porque o sistema de pagamento é CPC, o que significa custo por clique. Portanto, você só precisa pagar pelos cliques que realmente obtém, otimizar recursos e aumentar a garantia de resultados.

Em outras palavras, você pode cobrar um determinado valor em sua conta e configurar a ferramenta para o gasto máximo diário. A partir do momento em que esse valor for atingido, não haverá anúncios naquele dia.

É uma ferramenta muito versátil e interessante, sua configuração inicial requer alguns conhecimentos, mas a curva de aprendizado é muito curta e pode trazer resultados significativos.

A chave aqui é investir nas palavras-chave certas, há pouca concorrência e você pode atingir seu público-alvo.

Além disso, espera-se que essa estratégia produza resultados em curto prazo! 

Quero aparecer no Google: Tenho que adquirir backlinks?

A prática de vincular, ou seja, estabelecer links para sites, é muito importante, pois o Google entende que quanto mais sites você aponta, mais autoridade você tem sobre um determinado assunto.

No entanto, nem todos os sinais são iguais: por exemplo, sites maiores e mais confiáveis ​​de empresas como Forbes e Exame têm mais valor do que blogs regulares e gratuitos. Claro, qualquer dica é bem-vinda, mas é preciso ficar atento a algumas regras do próprio Google.

O ideal é que o link contenha texto âncora para o assunto e venha de um site que atue no mesmo segmento de mercado e tenha características naturais, ou seja, não devem ser adquiridos, pois isso pode prejudicar o seu site.

Se isso não acontecer, o Google pode entender que você está enviando spam ou tentando enganar seus usuários e pode punir algumas páginas que podem perder seu lugar nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

 

No entanto, essa é uma estratégia um tanto complicada porque não é fácil encontrar empresas e blogueiros que desejam recomendar seu site com pura intenção.

Se quiser pagar pelo link, será um simples ato de publicidade e não está proibido. Mas certifique-se de que o link tem NoFollow, que basicamente informa ao Google a natureza da recomendação e evita penalidades.

Uma boa prática de criação de links são as postagens de convidados. Isso porque ajuda a construir e fortalecer parcerias, além de trazer resultados mais interessantes para as empresas participantes.

Quero aparecer no Google: Preciso utilizar o Search Console?

O Search Console, anteriormente uma ferramenta para webmasters, ajuda a monitorar e manter a presença de sites nos resultados de pesquisa do Google.

Ele pode ajudá-lo a verificar as páginas de índice, otimizar o desempenho do mecanismo de pesquisa, enviar ou atualizar sites e conteúdo mais rapidamente, enviando um mapa do site e verificar se há links de spam em potencial para o seu site.

Além disso, fornece boas percepções de SEO sobre quais palavras-chave usar e como otimizar as meta descrições para aumentar os cliques.

Em outras palavras, podemos realizar uma série de verificações para nos ajudar a determinar se nosso site segue todas as regras determinadas pelo Google, aumentando assim sua capacidade de sempre aparecer no topo da pesquisa.

Quero aparecer no Google: É necessário conectar o site às redes sociais?

Os sinais sociais, ou seja, o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, também são um dos fatores de classificação do Google. Portanto, ter uma boa página no Facebook, Twitter e Instagram é muito importante. Além de gerar tráfego, também confere credibilidade e autoridade ao site.

Para sua conveniência, adicione um botão de compartilhamento à postagem do seu blog. Para ganhar seguidores e fãs, inclua links da sua rede social na parte inferior do site para facilitar a interação do seu público-alvo com a sua empresa.

No entanto, os problemas de qualidade do conteúdo devem ser considerados, porque ninguém compartilha informações que não valorizam. Por isso, é muito importante investir na criação de conteúdo de alta qualidade.

 

Normalmente é melhor publicar menos e investir mais tempo na criação de materiais que possam realmente aumentar os clientes e fazê-los perceber o valor das iniciativas da empresa.

Como resultado, os consumidores têm muito mais oportunidades de compartilhar seu conteúdo nas redes sociais, trazendo maior impacto para sua estratégia de inbound marketing e gerando mais negócios.

Quero aparecer no Google: Como utilizo o Google Maps?

Existe uma ferramenta que torna mais fácil para você aparecer nas pesquisas, o Google Meu Negócio. Além de usufruir de alguns benefícios, também permite dados como endereço cadastrado, horário comercial e contatos da sua empresa.

O “Google Meu Negócio” cria uma página para sua empresa no Google+, coloca seu local no Google Maps e permite que sua organização apareça em destaque nos resultados de pesquisa.

Esse recurso do Google é muito interessante porque fortalece a conexão do cliente com a marca e permite que ele entenda alguns negócios antes mesmo de entrar no site, seja por meio do horário comercial, fotos da empresa ou recomendações de clientes que já estiveram lá.

Isso conecta sua empresa à sua localização e ajuda nas pesquisas locais. Dessa forma, você terá mais chances de aparecer em pesquisas de pessoas em sua área.

 

Além disso, colocar seu negócio no mapa também permite que os clientes de sua área tenham mais conexões com sua marca, visualizando-a na hora de realizar pesquisas locais.

Outro ponto interessante é a descoberta, pois por estar no mapa, sua empresa aparecerá no GPS de todos os motoristas que utilizam a Navegação do Google, que é mais uma forma de os clientes verem.

Quer aparecer no Google: Preciso de um layout responsivo?

Com o avanço da tecnologia móvel e o uso cada vez maior de dispositivos móveis para pesquisas na Internet, o Google prioriza sites com layout responsivo.

A capacidade de resposta é a capacidade de se adaptar a diferentes telas de laptops, tablets e smartphones. Dada a variedade de dispositivos diferentes que os clientes podem usar, isso está se tornando cada vez mais necessário nos dias de hoje.

Um dos dispositivos de navegação mais usados ​​é um smartphone, que requer conteúdo projetado para telas pequenas. Portanto, se ainda não o fez, invista na experiência do usuário e capacidade de resposta.

Quero aparecer no Google: Como protejo os dados dos usuários

A segurança é outro aspecto importante e um dos fatores de classificação do Google. Para verificar isso, os mecanismos de pesquisa analisarão se sua página está protegida por um certificado SSL.

Ele criptografa as informações inseridas pelo usuário para fornecer mais proteção para navegação e uso de dados. Na verdade, o próprio navegador oficial da empresa, o Chrome, avisa ao usuário que, se ele não instalar este certificado, o site ficará inseguro, o que pode ter um impacto negativo em sua conversão de funil.

Se você trabalha com vendedores diretos no site, a falta de segurança afetará diretamente a decisão de compra do cliente, e o cliente não se sentirá seguro ao concluir a transação.

Ser encontrado organicamente é ideal para qualquer organização, pois traz um maior retorno sobre o investimento e reduz os gastos contínuos com publicidade. Siga essas dicas com atenção e você terá maiores chances de sucesso em sua estratégia!

A Pluswebb é uma agência especializada em SEO. Utilizamos técnicas avançadas de marketing digital para posicionar seu site nas primeiras posições do Google e assim alcançar mais resultados para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *